Svn Javiani

E aí meu povo bonito!

Eu acabei de abrir uma sessão do blog ( Ali em cima ao lado de “Sobre” ) para o projeto Validator onde expliquei de forma sucinta sobre o que se trata.

Mas não podia deixar de complementá-lo com este post onde tenho a intenção de compartilhar também meu repositório onde deixo a maioria dos meus projetos.

Nele, deixei classes como slider, validator, mvc, include, e outros além de um template para inicializar um projeto html. Há também arquivos css para iniciar um projeto com layout envelopado ou footer sempre no rodapé da página.

O template copiei do boilerplate do Paul Irish : http://html5boilerplate.com/

Removi algumas coisas que eu não precisava e alterei outras de acordo com minhas necessidades. Para quem ainda não viu, eu aconselho fortemente que visite o html5boilerplate que é um excelente trabalho que organiza e otimiza um projeto de desenvolvimento web.

Enfim, tem algumas coisas interessantes no svn, e também criei uma estrutura de diretórios dentro de uma pasta chamada scaffold, onde pega estes projetos externos e os baixa com algumas definições iniciais para que possam ser rapidamente implementados.

Vou aproveitar o Validator e usá-lo como exemplo de como usar o scaffold meu repositório.

Considerando que estou numa pasta /web no meu pc:

Baixo o javiani para a pasta web


svn checkout http://javiani.googlecode.com/svn/trunk/ javiani

Agora tenho: /web/javiani/

Ainda na pasta web, vou startar um projeto html:


svn export javiani/scaffold/web/template/html meuprojeto

Agora tenho : /web/meuprojeto

Quero o validator no meu projeto: ( Ainda na pasta web )


svn export javiani/scaffold/web/javascript/validator meuprojeto/js/validator/

Na pasta js/validator do meu projeto terão todos os arquivos necessários pro validator funcionar, além de um arquivo txt com os códigos para importar os javascripts, o html de exemplo e um sample.js com uma validação de exemplo.

=)

Basicamente este scaffold é uma estrutura de pastas que tem por função importar os projetos puros de outra pasta ( src ) , acrescentar arquivos com startup destes projetos além de uma breve documentação com exemplos.

Se eu quisesse montar um projeto usando o meu projeto de Mvc em javascript, bastaria eu fazer outra chamada desta pasta scaffold:


svn export javiani/scaffold/web/javascript/mvc meuprojeto/js/mvc

Já viria as rotas, controllers, e um hello word da aplicação prontos, além de um install.txt com as importações do javascript para um startup rápido.

Eu quis mostrar um startup de um projeto do zero, mas caso já tenha um projeto rolando e quisesse fazer um scaffold do projeto Mvc

para seu projeto, bastaria fazê-lo como fiz acima, apenas apontando onde está seu projeto e em que pasta quer armazenar o padrão Mvc.

Para consultar as estruturas que existem, basta navegar dentro da pasta javiani/scaffold/.

Se eu quisesse por exemplo baixar um sample para um layout de site envelopado, bastaria usar o scaffold novamente:


svn export javiani/scaffold/web/css/layout/envelope.css meuprojeto/css/envelope.css

É isso, para quem quiser, usem avonts o/

Akelabrass

Deixe um comentário

